Artigos de interesse

Hallux Valgo ou Joanetes

joanete-ou-halux

Hallux Valgo  ou  Joanetes

 
É uma patologia que afeta a articulação metatarso falangeana do hállux(dedão), levando ao desvio angular da mesma e ocasionando na maioria das vezes aumento de volume, aparecimento de exostose na cabeça do primeiro metatarso e dor no local. 
 
É mais comum em mulheres devido ao uso inadequado de calçados(salto alto, bico fino) e também a maior frouxidão ligamentar, mais frequente no sexo feminino. Tem caráter genético e familiar. Se caracteriza no aumento dos ângulos metatarso falangeano do hállux (nomal entre 12° e 15°) e intermetatarsal entre o primeiro e segundo metatarsos (normal entre 9° e 10°), o que leva a sua deformidade clássica em maior ou menor grau. 
 
Nesse aspecto classificamos em: 
 
LEVE – ângulo metatarso falangeano até 20° e ângulo inter falangeano até 9°; 
 
MODERADO – ângulo metatarso falangeano entre 20 a 40°° e ângulo inter falangeano entre 9° a 11°; 
 
GRAVE – ângulo metatarso falangeano maior que 40° e ângulo inter falangeano maior que 11°; 
 
Temos ainda outras modalidades de joanete que são o hallux valgo inter falangeano (quando o desvio se faz na articulação inter falangeana do hallux); 
 
O tratamento conservador consiste em mudança de calçado (com a câmara anterior mais larga), espaçador de silicone e fisioterapia. Porém sabemos que o hallux valgo é uma patologia cirúrgica. 
 
Basicamente as cirurgias consistem em: 
 
1- Realinhamento distal – é realizado em quase todos os procedimentos e consiste em liberação tendinosa-muscular, retirada da exostose da cabeça do primeiro metatarso e capsuloplastia (tensionamento capsular). 
 
2 – Osteotomias do primeiro metatarso – podendo ser proximais (base), na diáfise(meio) ou distais(na ponta) do primeiro metatarso.Tem por objetivo a redução do ângulo inter metatarsal e complementar a correção da articulação metatarso falangeana do hallux. Atualmente são fixadas com placas ou parafusos. 
 
3 – Artrodeses – Quando nos deparamos com uma artrose metatarso falangeana do hálux ou hallux valgos recidivados e na presença de patologias reumáticas evolutivo-progressivas. No pós operatório é imperativo o uso de sandália de solado rígido por um período de 40 a 60 dias ,para deambulação e realização de fisioterapia para reabilitação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!