Patologias da mão
Artroses
Artrose é o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação, pode acometer qualquer articulação da mão sendo muito frequente em articulações interfalangeanas distais e proximais dos dedos e base do polegar (rizartrose).
O tratamento varia de acordo com a queixa do paciente, grau de limitação de desgaste articular, podendo ser instituído tramento conservador (medicamentos /fisioterapia /orteses) até cirúrgico.
Dedo em gatilho
Patologia em que o tendão flexor fica travado na polia que serve para manter o tendão próximo ao osso.
Sintomas – dor e limitação para extensão e as vezes travamento em flexão do dedo, que só destrava forçando a extensão do mesmo, gerando dor e estalido. Pode estar relacionado com tendinites.
Tratamento – Conservador (infiltração / fisioterapia) Cirúrgico –liberação da polia flexora estenosada.
Doença de Dupuytren
É uma contratura da fascia palmar, de um ou mais dedos, causando deformidade em flexão do dedo acometido, podendo evoluir para flexão e rigidez gradual da articulação. Na palma das mãos e dedos palpa-se nódulos e cordas endurecidas.
É frequente em homens.
Tratamento – cirúrgico (fasciectomia palmar)
Cistos Sinoviais
São muitos frequentes, presença de tumorações no punho e dedos preenchidos por líquido sinovial proveniente das articulaçoes.
Frequentemente são assintomáticos, mas que causam problemas estéticos. Após o diagnóstico sendo indolor, tratamento expectante caso seja limitante e doloroso, indica-se punções e em caso extremo realiza-se remoção cirúrgica do cisto .
Síndrome do Túnel do Carpo
Patologia muito frequente, causa dor e dormência em dedos e mãos. Muito frequente a noite.
O diagnóstico é essencialmente clínico. Realização de hidrodissecção do nervo mediano , que pode ser realizado em casos , onde ainda não há comprometimento motor, no grau leve e moderado,com ótimos resultados.
Tratamento
Pode ser conservador (talas noturnas, fisioterapia ) caso não resolva, o tratamento é cirúrgico, utilizando técnica convencional que consiste em uma incisão de 3 cm na região palmar, com liberação do tunel carpal com neurólise do nervo mediano.
Tecnica Endoscópica –
Utilizamos em nossa clínica na maior parte dos pacientes, onde se introduz lamina óptica através de uma pequena incisão de1 cm, sendo minimamente invasiva, realiza-se a liberação do túnel do carpo sob via endoscópica com menos agressão, menos dor pós operatória e evolução de cura mais rápida.