A Acupuntura é um método para estimular o organismo levando-o a um equilíbrio energético para melhorar as funções naturais de reação contra as doenças. Ela consiste na inserção de agulhas descartáveis em pontos específicos. Esses pontos ao serem ativados alteram condições fisiológicas e bioquímicas, promovendo a alívio às dores entre outros benefícios.
É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. Utiliza-se na Fisioterapia
A hidrodissecção é o descolamento do nervo do seu entorno, através da aplicação de anestésico, corticoide, substância salina, dextrose 5%, ou até mesmo Plasma rico em plaquetas. Utilizando uma agulha, guiada por ultrassom, o líquido inserido irá aumentar o espaço dentro de locais específicos de vários membros, aliviando os sintomas.
Viscossuplementação / Infiltração do ácido hialurônico
A viscossuplementação de articulações, tendões e ligamentos consiste numa injeção diretamente nas mãos, pés, tornozelos, joelhos, ombro e cotovelo, lesados por uma substância chamada ácido hialurônico. Esta substância sintética funciona como lubrificante e pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação de articulações tendões e ligamentos.
Uma articulação com osteoartrose tem diminuição da espessura da cartilagem e menor quantidade de líquido sinovial e ácido hialurônico. Isto pode provocar dor e rigidez da articulação.
O objetivo da viscossuplementação é repor o volume perdido da articulação, e consequentemente diminuir a dor e rigidez da articulação.
A infiltração articular de ácido hialurônico é usado principalmente nos casos de artrose (desgaste articular), mas pode ser utilizado em outras situações como artrite reumatoide, lesões labrais e impacto articular,tendinites,lesões ligamentares.
É uma emissão eletromagnética que tem comprimento de onda compreendido entre 1nm (nanômetro) até 5 pm (picômetro). Tem uma natureza semelhante a da luz visível, a diferença está no comprimento da onda: os Raios X têm ondas menores e mais energia, menores do que o aceitável pelo olho humano para ver. É bastante usado na Medicina, principalmente em ortopedia, como forma de identificas problemas de ossos (como fraturas e luxações) além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo de um(a) paciente.
É a terapia mais indicada para a correção das alterações posturais. O fisioterapeuta corrige desvios na coluna vertebral, melhorando a postura e a qualidade de vida. O tratamento é individualizado e aplicado por profissionais especializados. O tratamento é realizado 1x por semana.